Perguntas Frequentes

A ASAP Log reconhece que seus cliente podem ter dúvidas sobre como contratar uma solução em logística, por isso lista algumas perguntas frequentes, divididas em três parâmetros:

Escolha de um Prestador de Serviço Logístico (PSL)

  • O que devo observar?

São diversos aspectos que devem ser observados, principalmente: especialização, qualidade, custo, flexibilidade, produtividade, recursos tecnológicos, gestão, potencial de crescimento, entre outros.

  • Qual o melhor prestador deste serviço para minha empresa?

Aquele capaz de desenvolver uma solução customizada para a necessidade do cliente garantindo padrão de qualidade e custo ótimo.

  • Como saber se o PSL consegue garantir elevado padrão de Qualidade?

O primeiro indício é a utilização do Acordo de Nível de Serviço (ANS), também chamado de Service Level Agreement (SLA). A definição e acompanhamento de Indicadores Chaves de Desempenho (KPI) em conjunto com o cliente. Além de outros quesitos importantes como: Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), incluindo manual da qualidade (procedimentos, instruções, fluxogramas, etc), rotatividade da equipe, softwares e equipamentos à prova de erros, aplicação de métodos de qualidade nas operações, entre outros.

2Processo de Contratação e Implantação

Muito simples! A contratação pode ser resumida em 3 etapas: diagnóstico, proposta e contrato.

  1. Diagnóstico: nesta etapa serão levantadas as questões técnicas, necessidades e expectativas do cliente.
  2. Proposta: apresentação do resultado da avaliação do diagnóstico, ou seja, a proposta técnica e comercial.
  3. Contrato: formalização da relação com a prestação de serviço, ou seja, objeto, prazo, condições, acordo de nível de serviço, etc.

A implantação deve ser criteriosamente avaliada e definida em cronograma detalhado acordado entre os setores da empresa, principalmente comercial, compras, TI e fiscal.  Recomenda-se a participação de um gerente de projeto da empresa e do operador logístico para aplicação das metodologias e acompanhamento etapa a etapa. Deve ser realizado também um treinamento de integração com os colaboradores do cliente envolvidos na operação logística.

3Operação

  • Qual será a forma de contato?

Será disponibilizado uma pessoa full time com telefone, e-mail e programa de mensagem instantânea capaz de atender ao cliente.

  • É possível trocar informações diretamente do ERP da empresa?

Sim. Existem algumas formas diferentes de realizar a integração dos sistemas do cliente com a ASAP Log. Deve ser avaliado a melhor maneira para cada caso, garantindo sempre um fluxo de informações corretas e atualizadas.

  • Como posso acompanhar o desempenho das operações logísticas?

Existem duas formas principais, sendo elas: relatórios contento os KPIs e a presença de um preposto do cliente nas instalações da ASAP Log. Além disso, o cliente pode visitar presencialmente o armazém mediante agendamento prévio!

  • É possível que nossa empresa queira realizar algum serviço específico e temporário nos materiais. Como pode ser feito?

Através dos serviços de valor agregado, como exemplo: montagem/desmontagem, testes, inclusão de anexos, entre outros.

  • Nossa empresa utiliza uma embalagem personalizada. Como funciona?

As embalagens utilizadas no processo de packing são previamente acordadas com os clientes, podendo ser utilizados diferentes tipos e personalizações.

  • Se ocorrer algum problema. Como saberei?

A ASAP Log conta com um rígido controle de qualidade, toda ocorrência e/ou não conformidade é registrada e informada ao cliente. Sempre que necessário, nosso profissional responsável entrará em contato.

Caso tenha alguma outra dúvida, fique à vontade para nos consultar.

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